23 setembro 2015

Qual a diferenca entre pedra natural, curundum, sintetica, cristal e zirconia?




As bases de nossas pecas sao feitas em metais banhados a ouro ou prata 925 pura. 90% de nossas pecas sao montadas com pedras naturais e acabamento em zirconias. Tambem temos algumas pecas em cristais naturais e pedras sinteticas e curundum. 

METAIS

METAL COM BANHO OURO
O banho a ouro consiste em mergulhar o metal base (no caso de joias e semijoias, pode ser prata, latão ou níquel) em uma solução de sais de ouro e ligá-lo à corrente elétrica. Ao lado dele, mergulha-se uma barra de ouro ligada ao outro polo de corrente elétrica, que tem, nessas condições, a propriedade de transportar o ouro pelo líquido e depositá-lo sobre a peça a ser dourada. A boa douração tem espessura na ordem de 0,02 mm e é nesse padrão que a Cia da Pedra comercializa as peças banhadas a ouro.

PRATA 925 PURA
A Prata 925 possui em sua composição a fundição de 92,5% de prata pura, mais 7,5% de outros metais, como o cobre ou o latão. A qualidade é a mesma da Prata 950, ambas são "Prata de Lei" porém a Prata 925 escurece menos que a 950. A Prata 925 é ideal para a fabricação de joias artesanais, apresenta alto brilho e ótimo grau de dureza.

PROCEDENCIA E VALOR REAL DAS PEDRAS ENCONTRADAS NAS SEMIJOIAS

PEDRAS NATURAIS 
As pedras naturais foram formadas há milhares de anos e são extraídas da natureza por processos de mineração. As pedras utilizadas na joalheria são apreciadas pela beleza e raridade, o que lhes confere valor diferenciado no mercado. Para serem utilizadas em uma joia ou semijoia de qualidade, são selecionadas, cortadas e lapidadas em processos usualmente manuais, que envolvem tempo, equipamento apropriado e técnica (cada pedra pode levar mais de 5 horas de trabalho manual para a lapidação). Assim, constituem peças únicas, e, portanto, exclusivas.

PEDRAS NATURAIS CORUNDUM
Corundum é um mineral à base de óxido de alumínio, que representa valor 9 em dureza, na escala de Mohs. Naturalmente transparente, pode ter cores diferentes de acordo com impurezas que estejam incorporadas à sua matriz. Os espécimes translúcidos, são usados como jóias; o de coloração vermelha é chamado de rubi, o azul é chamado de safira; ocorrendo outras variações: amarelo, rosa, púrpura, verde e cinzento.

PEDRAS SINTETICAS
As pedras sintéticas são cópias de pedras naturais, que utilizam normalmente vidro, corantes e materiais plásticos na sua composição. As lapidadas à mão costumam ser utilizados em semijoias de qualidade aceitável, mas esta prática deve sempre ser alertada ao consumidor pelo vendedor. As pedras sintéticas normalmente não possuem a mesma resistência de uma pedra natural.

CRISTAIS

Os cristais naturais tem um brilho inconfundíveis e sao lapidados em vários formatos e cores. Sua origem é o vidro comum, de vidro, o que o torna completamente superior e, juntamente com outros fatores, automaticamente mais caro e nobre. 

ZIRCONIAS
Zircônia Cúbica ou cristal artificial é uma gema produzida em laboratório como imitação do diamanteA zircônia cúbica é dura, com dispersão maior que a do diamante e geralmente incolor, mas pode ser produzida numa grande variedade de cores. Devido ao seu baixo custo, durabilidade e semelhança visual ao diamante; a zircônia cúbica tem sido a imitação de diamante.

Zirconia natural encontra-se na natureza, mas cristalizada no sistema monoclínico, não cúbico, constituindo o mineral chamado baddeleyíta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário